sábado, 5 de novembro de 2011
Bonecos de lã
dinâmica do presente
Dinâmica do Presente Pode ser usada entre grupos de amigos e irmãos
Esta dinâmica nos foi enviada e funciona muito bem no lugar de um amigo oculto em festas de fim de ano, para um grupo onde os membros já se conheçam bem. É um trabalho muito interessante para ressaltar as qualidades de cada um desse grupo, dando oportunidade de reconhecimento de certos sentimentos e causa um impacto muito interessante entre os participantes. Experimente!
O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.
Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1:
1. PARABÉNS!
*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.
Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2. ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc ).
8. Parabéns! Elegância (beleza, etc ) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais legal.
9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 "O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES!
E assim o presente é distribuído entre todos!
gincana jovem
Gincana Bíblica
1. Quem batizou Jesus? Resposta: João Batista
2. Qual foi o castigo que Deus mandou por ocasião da construção da torre de babel? Resposta: Misturou (confundiu) as línguas
3. Quantos livros têm o Novo Testamento e o Antigo Testamento? Resposta: Antigo Testamento 39 livros e o Novo Testamento 27 livros.
4. Como eram os nomes dos 3 filhos de Noé? Resposta: Sem, Cão e Jafé. (Conforme Gênesis 6. 9 - 10)
5. Cite pelo menos três das doze tribos de Israel: Resposta: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dã, José, Naftali, Gade e Aser. ( Conforme Êxodo 1 )
6. Qual foi a profissão de Mateus antes de ser discípulo? Resposta: Cobrador de impostos
7. O que estava escrito no alto da cruz de Jesus Cristo? Resposta: Jesus, Nazareno, Rei dos Judeus
8. Quais os livros da Bíblia escritos por Jesus? Resposta: Nenhum
9. Cite seis ( 6 ) dos doze discípulos de Cristo: Resposta: Simão Pedro, André, Tiago filho de Zebedeu, João, Judas, Mateus ou Levi, Filipe, Bartolomeu, Tiago filho de Alfeu, Tomé, Simão o Zelote e Tadeu. ( Conforme Mateus 10. 1 4 )
10. Quem é o autor do livro de Atos? Resposta: Lucas o mesmo que escreveu o Evangelho. ( Conforme Lucas 1 e Atos 1 )
11. O que é o PENTATEUCO? Resposta: São os cinco primeiros livros da Bíblia Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, os quais foram escritos por Moisés.
12. Qual é o nome do último livro do AT? Resposta: Malaquias
13. Segundo a Bíblia, qual foi o homem mais sábio que já existiu no mundo? Resposta: Salomão 14. Qual era a profissão de Lucas, discípulo de Jesus? Resposta: Médico
15. Qual o jovem que ficou pendurado numa árvore por causa de seus cabelos? Resposta: Absalão
16. Qual foi o primeiro milagre de Jesus? Resposta: Transformou água em vinho, no casamento em Caná da Galiléia.(Conforme João 2. 12)
17. Quem foi transformado numa estátua de sal? Resposta: A mulher de Ló
18. Como se chamava o casal que tentou enganar a Deus ao trazer parte do dinheiro da venda de um campo como oferta afirmando ser todo o dinheiro? Resposta: Ananias e Safira. ( Conforme Atos 5. 1 11 )
19. O nome do Rio no qual Jesus foi batizado? Resposta: Rio Jordão
20. Em que lago ou Mar Jesus andou sobre ele? Resposta: Mar ou lago da Galiléia.
21. Qual o nome do Imperador que decretou um recenseamento na época de Jesus nascer, fazendo José e Maria irem até Belém? Resposta: César Augusto
22. Qual o nome do personagem bíblico, de pouca estatura, que subiu numa árvore para ver Jesus? Resposta: Zaqueu. ( Conforme Lucas 19. 1 -10 )
23. Quem foi quase sacrificado pelo seu pai? Resposta: Isaque
24. Quem foi encontrado numa cesta no rio Nilo? Resposta: Moisés
25. Como era o nome do Monte onde a arca de Noé "repousou"? Resposta: Monte Ararate. ( Conforme Gênesis 8. 4 )
dinâmicas1
02. Mancha ou ponto
Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl
caixa de leite 2
Antes de começar
Lave bem a embalagem e em seguida abra os vincos nas laterais para poder achatar o pacote (como mostra a foto abaixo). Para fazer o moedeiro será preciso usar embalagens geralmente encontradas em sucos, por serem mais compridas e estreitas. Para fazer a carteira procure as embalagens tradicionais de leite.
Você vai precisar de:
- 1 caixa de leite ou suco vazia
- 1 tubo de cola instantânea
- tesoura ou estilete
- papel autocolante da cor que preferir
- régua
- velcro
Passo a Passo
Corte as extremidades na parte de cima e de baixo da embalagem | Corte as laterais na parte de cima da embalagem para formar uma aba de cerca de 4 cm (esta será a tampa da carteira) |
Coloque as laterais da embalagem para dentro e em seguida dobre a carteira ao meio, como mostra a imagem. Reforce os vincos com a ajuda de uma régua, se necessário | Com a carteira montada, você pode encapar as laterais com papel autocolante para reforçar as laterais e enfeitar |
Use a cola instantânea para unir a parte central da carteira | Aplique o velcro usando a cola instantânea e espere secar por cerca de 10 minutos |
Carteira pronta! Se quiser, você pode colocar toda a sua criatividade à tona e customizar ainda mais esta nova peça forrando-a com tecido, fazendo desenhos e pinturas ou mesmo mudando seu formato.
gincanas
Gincanas
1. Componente do grupo com maior quantidade de peças de roupa.
2. Pente com maior número de dentes.
3. Cinto com maior número de furos
4. Grupo com maior número de brincos
5. Listar nomes da Bíblia que iniciam com a letra "A". Vence a equipe que listar em um papel o maior número de nomes e entregar primeiro. (Amós, Ageu, Atos, Apocalipse)
6. O Representante do grupo que tiver o menor nome.
7. O Representante do grupo que tiver o maior nome.
8. Escrever em um papel o nome completo do Presidente da República.
9. Um voluntário. Tapar os olhos. Girar. Alvo no quadro. Marcar com giz.
10. O grupo tem que trazer o maior fio de cabelo
11. Peça de roupa com o maior número de botões
12. O grupo que tiver o maior número de moedas de R$ 0,05.
BRINCADEIRAS: (vale 20 pontos cada brincadeira)
* dança da cadeira;
* colocar dentro de um balão um versículo bíblico com as palavras recortadas. A pessoa a uma certa distância do restante do seu grupo, deve encher o balão até estourar, pega as palavras e vai ao encontro do resto e monta os versículos;
* ENCHER O BALÃO: Cada equipe deverá indicar um participante. Será disponibilizado 1 balão, 1 prato de farinha de trigo e 1 prato com água. Os participantes deverão com as mãos para trás molhar o rosto na água e após na farinha, pegar o balão e enche-lo até estourar. Vencerá a equipe que primeiro estourar o balão. (fazer isso com duas pessoas de cada grupo)
* descascar a laranja sem quebrar a casca, ganha a q ficar maior;
* a pessoa corre até a cadeira com o balão na mão, senta e estoura, volta e pega outro e o estoura; (1 guri de cada grupo e depois uma guria de cada grupo)
* brincadeira da música onde o grupo adversário diz uma palavra e o outro grupo precisa cantar alguma música com a mesma;
* Sopro-ping (2 gurias ou guris de cada grupo ficam nas extremidades da mesa e precisam fazer a bolinha ultrapassar o risco que será feito em cada lado. Ganha quem fazer cinco gols primeiro)
* Céu Terra Mar PERGUNTAS GERAIS (10 pontos cada resposta)
1. Nome da árvore que deu origem ao nome do nosso País? (Pau Brasil)
2. Qual é o mês que tem 28 dias? (Todos)
3. Quanto tempo leva a lua para fazer uma volta em torno da terra? ( 4 meses).
4. Dizer o personagem bíblico a partir da pista fornecida
a) Uma funda, um bodoque (Davi)
b) Cabelos compridos (Sansão)
c) Estômago de um peixe (Jonas)
d) Construção do templo (Salomão)
e) Cova dos leões (Daniel)
f) Arca (Noé)
g) Uma sarça ardente (Moisés)
h) Discípulo incrédulo (Tomé)
i) Mulher que traiu Sansão (Dalila)
j) Anjo que anunciou o nascimento de João Batista (Gabriel)
5. Um esporte que começa com a letra E. (esgrima)
6. O 1º presidente a tomar posse em Brasília (Jânio Quadros)
7. Em que país o futebol teve origem? (Inglaterra)
8. O Nome do atual Presidente da IELB? (Paulo Moisés Nerbas)
9. Data da Proclamação da Independência do Brasil (07.09.1822)
10. Qual o animal que transmite a doença de chagas? (Mosquito barbeiro) Rev. Alessandro Souto - Caxias do Sul - RS
Caixa de leite
MATERIAL:
Uma caixa de leite ou suco ( Tetra Pack)
Cola branca ( Não diluída em água)
Base para artesanato
Papel de seda
Palha da costa
Pincéis de cerda dura para aplicar a cola
Pincel para pintar com a base para artesanato
Tesoura
Cordinha para as alças.
Outras opções : ( botões de madeira, biscuit, fuxicos, laço de papel craft, flores secas, folhas e sementes ou figuras e guardanapo de papel para decoupage)
PROCEDIMENTO:
Lave muito bem a caixa com detergente ou sabão em pó e seque-a ao sol.
Depois de bem seca descole o fundo e abra bem o interior da caixa para limpá-la com um paninho embebido em álcool.
Feito isso retire a película protetora exterior da caixa com a ajuda de um estilete para você pegar uma ponta e ir descolando, puxe-a que ela vai soltando facilmente.
Reposicione o fundo da caixa e cole-o novamente ( coloque um peso dentro da caixa para poder fixar a cola do fundo durante a colagem)
Cont.
Use a base para artesanato para deixá-la bem branquinha antes de colar o papel de seda, guardanapo ou pintura para decoupage de figura.
Amasse bem o papel de seda e depois cole-o na caixa com a cola branca espalhada com pincel de cerdas duras.
Não desamasse muito o papel na hora de colá-lo, pressione-o com delicadeza.
(IMPORTANTE: Nunca use a cola em excesso ou com água, nunca molhe o pincel pois mancha!!!)
Faça dois furos em cada lado e fixe a alça dando um nózinho em cada lado da alça pela parte de dentro.
Após secagem total retire as rebarbas com uso de tesoura e na borda use a lixa de unha com cuidado para um melhor acabamento.
SUGESTÃO : Pode adornar com fuxicos, flores artificiais, laços de papel craft, folhas e sementes ou fazer decoupage de guardanapo ou figuras de papel e adornar com dimensional colorido a teu critério.
Use a imaginação e boa sorte!!!
dinamicas
Dinâmicas
Objetivo: apresentação e entrosamento
Material: papel, lápis de cor.
Desenvolvimento: cada um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho explicado-o.
O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
Pode-se também fazer um grupão onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu desenho.
Palavra de Deus: Fl. 1,3-11 SL 6.
02. Mancha ou ponto
Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl
03. Identificação Pessoal com a Natureza
Objetivos: Auto conhecimento e preces
Material: Símbolos da natureza, papel e caneta.
Desenvolvimento:
1. Contemplação da natureza. Cada um procura um elemento na natureza que mais lhe chama a atenção e reflete: Porque o escolhi? O que ele me diz?
2. Formação de pequenos grupos para partilha.
3. Cada pequeno grupo se junta com o outro e faz uma nova partilha. O grupo escolhe um como símbolo e formula uma prece.
4. Um representante de cada grupo apresenta o símbolo ao grupo, fazendo uma prece.
Palavra de Deus: Gn 1,1-25
caixiha de leite para decoração
Material:
- Caixa de longa vida Papel Kraft natural
- 2 sépalas (flor do coco verde)
- Hastes de coqueiro
- Papel sulfite ou qualquer papel liso
- Corda (sisal)
- Palha da costa tingida
- Cola quente
- Cola branca
- Rolinho de espuma
- Pincel Bandeja de isopor
- Tesoura
- 01 objeto pontudo
Modo de Fazer:
1 Abra a parte superior da caixa e corte a borda superior no local onde já existe a própria dobradura.
2 Forre a caixa com o papel branco para eliminar os caracteres impressos. Coloque a cola na bandejinha de isopor para passar o pincel, a mão esquerda (destros) dentro da caixa e passe a cola com o rolinho. Ponha o papel e passe a mão para aderir bem. Vá contornando toda a caixa.
3 No fundo da caixinha, use o pincel para colar. Deixe secar por 10 minutos.
4 Amasse e desamasse três vezes o papel, para obter um bonito efeito.
5 A medida do papel é de 32cm x 21cm.
6 Comece a revestir pela metade da lateral menor, deixando 1cm para o acabamento.
7 Passe a cola e coloque a folha já posicionada.
8 Caixa posta sobre o papel.
9 Após colar todas as laterais, passe o rolinho para o acabamento no fundo. Passe a cola e faça a finalização como se estivesse embrulhando um presente.
10 Finalize a parte superior com a sobra de 1cm de papel e passe a cola com o pincel.
11 Pegue a palha da costa, acerte cerca de 08 fios, faça um laço simples, acerte bem o laço. Com a cola quente, fixe o laço na posição sugerida.
12 Corte os excessos da palha.
13 Cole as hastes do coqueiro, no centro do laço.
14 A seguir, corte as hastes da cépala do coqueiro.
15 Cole as hastes.
16 Procure a melhor posição para colar as flores com a cola quente.
17 Corte 02 cordinhas de 33 cm cada.Calcule o local que vão ser feitos os furos: 1,5 cm de altura e 02 cm na largura. Faça esta marquinha a lápis, de cada lado da caixinha.
18 Com algum objeto pontiagudo (use com cuidado!) faça os 04 furinhos.
19 Passe as cordinhas e dê um nó para fixá-las. Faça isso nas 04 pontinhas.
20 Para posicioná-las bem retinhas, passe cola quente nas laterais Pronto, sua caixinha está linda!
21 Caixa finalizada
Dinâmicas para Reuniões - Atividades para interação entre amigos e irmãos
Dinâmicas para Reuniões Atividades para interação entre amigos e irmãos
JOGO DO ANDAR
1. MATERIAIS: não há.
2. INSTRUÇÕES:
a. pede-se aos participantes que andem pela sala, relaxando o corpo, livrando-se das tensões do dia;
b. devem prestar atenção na sua forma de andar e imprimir o seu ritmo diário. ( );
c. verificar como cada um pisa no chão ( ): a distribuição do peso ( ): a temperatura ( ): o ritmo ( ): o equilíbrio ( ) etc.;
d. depois de um determinado tempo, o Diretor dá as consignas de diferentes formas de andar (com as pontas dos dedos, com os calcanhares, com a borda de fora, de dentro, com um pé etc.), intercaladas com andar normal (forma de andar de cada um).
Obs.: pode-se incluir formas diferentes como: marchar, correr, pular etc.
CRIAÇÃO COLETIVA DE UMA MÁSCARA
1. MATERIAIS: não há.
2. INSTRUÇÕES:
a. todos circulam pela sala;
b. cada participante (um por vez) apresenta uma característica pessoal de sua personalidade (livre escolha);
c. o grupo observa e reproduz (ex.: esfregar as mãos, piscar os olhos etc.);
d. repete-se o processo com os seguintes. Compete ao reproduzir a primeira característica e a Segunda, isto é, vão se acumulando as mímicas, de acordo com a apresentação de cada um;
e. segui-se o mesmo procedimento até que o grupo consiga "incorporar", na consequência, as características de todos;
f. comentários.
Nota: pode-se adaptar este jogo para a apresentação de cada um.
JOGO DAS PALMAS
1. MATERIAIS: um apito (opcional).
2. INSTRUÇÕES:
a. grupo em pé, andando pela sala, aleatoriamente;
b. ao comando do Diretor (através de palmas ou apito) deverão formar subgrupos, de acordo com o número de palmas. Ex.: quatro palmas (ou quatro apitos)=formar subgrupos de quatro pessoas;
c. sai do jogo aquele que não conseguir entrar nos subgrupos;
d. comentários.
Nota: O Diretor deve formar subgrupos inicialmente, sem que ninguém saia (aquecimento).
ESCRAVOS DE JÓ
1. MATERIAIS: caixinhas ou bolinhas etc.
Senha: "Escravos de Jó, jogavam Caxangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za".
2. INSTRUÇÕES:
a. os participantes em circulo, sentados, com o "objeto" à sua frente;
b. o "objeto" é passado para o participante da direita, ao cantarolar a música, seguindo a sequencia abaixo:
1. CANTANDO
2. ASSOVIANDO
3. LÁ,LÁ,LÁ
4. EM SILÊNCIO
c. a cada "rodada", acelera-se o ritmo da música.
Nota: As palavras assinaladas da senha devem ser dramatizadas durante o jogo, ou seja, "tira": cada participante deve levantar o objeto; "põe": coloca o objeto à sua frente; "deixa ficar": aponta-se o objeto com o dedo indicador; "zig-zig-za": faz-se movimentos de vai e vem com o objeto e, na palavra "zá", entrega o objeto à pessoa da direita.
Em outros trechos passa-se o objeto, normalmente. Deve-se repetir o mesmo procedimento em toda a sequencia.
PARTES DO CORPO
1. MATERIAIS: não há.
2. INSTRUÇÕES:
a. o grupo, em pé, caminha de forma relaxada, mantendo um espaço na centro da sala;
b. o Diretor dará consignas que envolverão partes do corpo e deverão ser seguidas à risca, com rapidez e prontidão. Ex.: se num grupo de dez participantes forem solicitadas quatro cabeças, apenas quatro cabeças se projetam no centro. Tipos de senhas: Dez mãos, seis braços, oito cotovelos, nove pés etc.;
c. após um determinado tempo de jogo, explica-se que quem era, sai;
d. comentários: