domingo, 14 de novembro de 2010

DAVI E A SUA VOCAÇÃO - PARTE 1

 
 

1º Estudo semanal:

"Davi, e a sua vocação"

texto áureo: "1 Samuel 13.14

"Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para sim um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou."

 

 Circunstâncias em que Davi foi chamado:

1º. Em meio a uma crise espiritual.

De certa forma, a vocação ou chamado de Davi por parte de Deus externou-se a partir da rejeição de Saul pelo Senhor(1Sm 13.13,14; 15.26-28). É  preciso lembrar-se que, antes de ter um rei, o povo de Israel possuia uma liderança teocrática, formada por juízes escolhidos por Deus, os quais defendiam suas causas(Jz 2.16-19).

Não obstante, a vontade de Israel manifestada publicamente naqueles dias(1 Sm8.1-22), foi esquivar-se do sistema político da teocracia para se tornar uma monarquia como as nações incrédulas vizinhas(1Sm 8.1-7, 19-22). A vontade do povo não era apenas a de ter um rei, mas de se tornar "como as outras nações"(v20). Não era, portanto, apenas por uma simples mudança de regime que o povo  estava ansiando, ams por uma troca de governante. Aquela má escolha deixou o profeta Samuel  alarmado e triste(1Sm8.6).

É nesse contexto que vemos, na história bíblica, surgir Saul(1Sm 9.1-27), alguém que prenchia os requisitos e as expectativas do povo(1Sm 8.4-6). Muito cedo em seu governo Saul demonstra não ser um homem disposto a buscar a direção de Deus para dirigir Israel(1Sm13). Samuel logo observou ser Saul um rei carnal, fraco, desobediente e sem espiritualidade, e, portanto, desqualificado como líder do povo eleito de Deus(1Sm13.14; 15.26-28).O mairo problema era que um fracasso iminente do rei significava a derrocada de toda a nação. E isso, infelizmente, não tardou acontecer. Saul assemelhava-se a uma árvore, cujas raízes foram cortadas, permanecendo com sua folhagem verde por algum tempo. E é neste contexto que o Senhor buscou"para sim um homem" que lhe agradasse e que se tornaria príncipe sobre o seu povo(1Sm13.14). E Davi era esse homem escolhido(1Sm16.12,13).

Hoje, assim como naquela época, a obra de Deus sofre, em certos lugares, por desobediência de alguns que chegam a "ensinar" somente por obrigação e vontade humana sem, contudo, ter a aprovação de Deus. Entretanto, não é possível alguém permanecer à frente da obra de Deus e ir muito  longe se os seus fundamentos espirituais foram derrubados.

Continua..............

 

 

O comentárista destes estudos é o Pastor José Gonçalves escritor, teólogo, graduado em Filosofia, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice-presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Verdade Prática:

A vocação de Davi atendeu ao propósito divino de preservar o povo escolhido e a linhagem real do Messias.

1º estudo semanal - DAVI E A SUA VOCAÇÃO - INTRODUÇÃO

 

 
 

1º Estudo semanal:

"Davi, e a sua vocação"

texto áureo: "1 Samuel 13.14

"Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para sim um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou."

 

Introdução:

 

Não era errado Israel desejar um rei,pois Deus já havia mencionado esta possibilidade(Dt 17.14-20). Oproblema residia no fato de que o povo estava rejeitando o Senhor como seu líder, porque queria ser como as "outras nações". Deus, em sua infinita misericórdia, ordenou que Samuel cuidadosamente explicasse ao povo os "prós" e "contras" de se ter um rei....segue a tabela abaixo pra nosso melhor entendimento:

Os Problemas e as realizações da monarquia

Problemas

Referências

Realizações

O recrutamento de jovens para o exército

1Sm 8.11,12

1SM 14.52: "E houve forte guerra contra os filisteus, todos os dias de Saul;pelo que Saul, a todos os homens valentes e valorosos que via, os agregava a si."

O papel dos jovens: "para que corram adiante deles (as carruagens do rei)"

1Sm 8.11

2 Sm 15.1: "E aconteceu, depois disso, Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele."

Faz dos operários, seus escravos

1Sm 8.11

2 Crônicas 2.17,18: "Salomão designou operários para construir o templo.

Colher o melhor de seus campos e vinhas.

1Sm 8.14

1 Reis 21.5-16: Jezabel roubou as vinhas de Nabote.

O uso da propriedade alheia para ganho pessoal.

1Sm 8.14-16

1Reis 9.10-14: Salomão doou 20 cidades para Hirão, rei de Tiro.

A exigência de um décimo de sua colheita e rebanhos

1Sm 8.15-17

1Reis 12.1-16; Roboão requisitaria uma taxa mais pesada do que Salomão.

 

 

 

 

Não há dúvidas de que a história de Davi é uma das mais belas e instrutivas da Bíblia. Somente ele é denominado nas Escrituras de o homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14). O motivo dessa consideração deve-se ao fato de que Davi sempre estava disposto a cumprir a vontade do Todo Poderoso (At 13.22).

Para nós, que conhecemos a providência divia, sabemos que Davi surge como um homem escolhido pelo Senhor para cumprimento de seus propósitos.

 

 

Diga com sinceridade total, mediante sua visão e opinião pessoal, o porque você acredita que Davi foi um homem segundo o coração de Deus?

Você acredita que hoje há essa condição a nós, homens e mulheres dos dias atuais? Porque?

 

Continua..............

 

 

O comentárista destes estudos é o Pastor José Gonçalves escritor, teólogo, graduado em Filosofia, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice-presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Verdade Prática:

A vocação de Davi atendeu ao propósito divino de preservar o povo escolhido e a linhagem real do Messias.

Leitura Bíblica diária



Segunda-feira: Hebreus 3.1

Terça-feira: 2 Timóteo 1.9

Quarta-feira: Tiago 1.17

Quinta-feira: 1Coríntios 7.20-24

Sexta-feira: Efésios 1.18

Sábado: Filipenses 3.14

Domingo: 1 Samuel 16.1,3,10-13

 

 

 

OBS: Enviem seus comentários sobre os versículos diários.

TEMA DO ESTUDO- Davi as vitórias e as derrotas de um homem de Deus

 

 
 

Davi, as vitórias e as derrotas de um homem de Deus

este é o título da nossa revista de estudos

 

 

Neste estudo aprofundado sobre a vida de Davi, vamos aprender juntos, como foi, o que fez de certo, o que fez de errado, e quais foram as conseqüências disto, na vida do  homem mais conhecido por ser um Homem Segundo o Coração de Deus!

Será um estudo diário, onde semanalmente teremos um tema de Lição a ser estudado...opinem, meditem, enviem suas visões a respeito e se achar na net algo interessante relacionado ao tema em estudo, envie ao grupo e vamos aproveitar juntas...

Serão dias de estudos maravilhosos eu creio, porque aprender da Palavra é muito bom!!

Vamos então!!!!

 

 

Estudo Retirado da Revista: Lições Bíblicas, 4º trimestre de 2009,

Publicação Trimestral da Casa Publicadora  das Assembléias de Deus.(CPAD)

Comentários: José Gonçalves

Consultor Doutrinário e Teológico: Antonio Gilberto

Boa noite minhas lindas Pérolas


 
Boa noite minhas lindas pérolas....que a graça e a paz do Senhor seja com todas nós hj e sempre!!!
Bem vim desejar a todas uma boa noite, um bom fim de semana e um excelente feriadão!!! Que Deus as abençoe!!. Abaixo uma pequena meditação...e durante o findi eu enviarei uns desafios para o grupo ok!!!
 
 
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
Buscar-me-ei, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração"
Jeremias 29.11-13
 
Pensamento:-
 
"Eu é que sei!...Aleluias!...Deus é que sabe!
Presta atenção nessa afirmação...Ele sabe.
Quantas vezes murmuramos, porque achamos que nossos sonhos, desejos ou pensamentos são insondáveis, estão desapercebidos ao Senhor, quando na verdade Deus está aqui declarando que sabe...e o melhor, declarando que o que pensa a nosso respeito, o que deseja pra nós, são coisas boas, de paz!
Alguma coisa têm tirado tua paz? Deus sabe. Ele vê. Ele é quem pensa, planeja e nos dará o fim que desejamos, ou seja, alcançaremos misericórdia e graça e também não só o que necessitamos, mas o que esperamos!
O segredo está em invocar, orar a Deus, buscar de todo o coração, por inteiro mesmo, completamente...
E aí sim o acharemos, Ele nos ouvirá.... O acharemos, e com Ele todas as coisas que necessitamos e esperamos...ou melhor ainda, como Ele nos diz em sua Palavra..."Fará abundantemente além, daquilo que pedimos ou pensamos"
Amém!!
 
Oração:-
 
Pai em nome de Jesus, nos ensina aplicar o nosso coração completamente em te buscar, te servir e adora-te Pai....foi pra sermos servas que Tú nos chamou, aprimora-nos pra tua glória...em nome de Jesus, amém!
 
bjim doce da Cris Beoni
 

Meditação para o feriado do dia 02/11

 

 
 

Bom dia a todas nós!!!!

Bem minhas lindas e amadas do Pai....

Hoje dia 02/11, feriado...dia de quê? Finados.

Segundo o Dicionário Priberam da L. Portuguesa, finado significa:-

finado

adj.

1. Que se finou.

s. m.

2. Pessoa que faleceu.

Eu sei que para muitos hoje é um dia triste, dificil, afinal perder amados nossos é muito dificil mesmo....Eu tbm já perdi pessoas que amava muito e que até hj fazem uma falta tremenda....Mas após conhecer a Jesus, minha visão neste aspecto mudou completamente....Qndo minha avò materna faleceu eu tinha 13 anos, e era muito apegada a ela...eu fiquei muito mal....sofri demais, chorei,.....não acreditava que havia acabado nossa história em apenas 13 anos que se passaram tão rápidos......Pois o tempo passou, eu cresci, neste meio de tempo perdi outros queridos, perdi queridos até que não morreram, simplesmente se foram....Mas neste mesmo período eu ganhei o maior amor da minha vida, Jesus Cristo...e me disseram exatamente assim: "Sabia que Ele morreu por vc?"                    E  eu perguntei:- "Como assim morreu? Como alguém morto pode me amar, transformar minha vida ou até mesmo participar dela me amando, me consolando,me alegrando....não quero mais sofrer de amor por alguém que morrerá ou já morreu...quero sentir todos os dias esse amor, quero ver, quero cheirar, quero abraçar, ser abraçada, quero falar e ser ouvida, quero ouvir qndo não conseguir falar..... Se Ele está morto, não me interessa mais...deixe que descanse em paz!!! A pessoa me falou assim: Ele vive!!! Ele ressucitou dentre os mortos, Ele venceu a morte por nós!!( Lucas 24. 5 - 7)

Amadas minhas, Aleluia!!!...Ele está vivo!!!Ele ressurgiu dentre os mortos para nos dar vida e vida em abundância!!!

Quando eu soube dessa verdade, de que Jesus havia vencido a morte e que havia ido ao Pai prepara-me uma morada...olha meu coração ardeu, e arde até hoje!!! E u sinto-o todos os dias porque Ele me prometeu "Mateus 28.20b, eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação do séculos. Amém." Aleluias!! Ele vive e está conosco todos os dias até o exato momento que do Pai receber a oredenança de rasgar os céus como um trovão e sobre nuvens vir resgatar a sua igreja, que sou eu, que é vc, que somos nós amadas!Aleluia! Aleluia! Meu coração arde de falar dessa certeza,  fervilha meu ser crer e confiar nisso diariamente, pq diarimente Ele está comigo, me tocando, me ouvindo, me falando...me amando, me amparando, me dando forças...me ensinando, me guardando....Eu sei que o meu Redentor vive...e dos meus ente queridos que se foram, guardo as boas lembranças que ficaram, hoje não sofro mais pela minha linda vozinha, hoje sei que ela morreu salva e convertida ao Senhor Jesus, e a Palavra de 1 Tessanolicenses 4.14  que diz assim" Porque, se cremos que Jesus morreu e ressucitou, assim também aos que dormem Deus os tornará a trazer com Ele."  essa verdade me conforta...Hoje eu me recordo, mas não sofro mais....

Hoje é um feriado, aproveite ele pra meditar na Palavra de Deus, ouça a voz suave de Cristo...Ele está vivo, te aguardando falar com Ele...quer te ouvir, quer te ajudar, quer que vc confie Nele....Ele quer estar com vc todos os dias..até a consumação dos séculos e por toda a Eternidade na Glória!!! Vamos ter nos nossos corações as boas lembranças de nossos queridos que se foram, mas deixe arder neste mesmo coração a certeza plena de que nosso Redentor vive, está assentado a destra do Pai, aguardando o momento que só Deus sabe, de vir resgatar sua igreja pra com Ele vivermos em Glória!!

Que Deus abençoe nosso dia com paz, amor, alegria, boas lembranças, e certezas divinas...que Ele retire de nós qualquer lembrança ou sentimento que nos entristeçam e coloque em nós sua alegria!!

Um beijo enorme a todas nós!!

  


Um Bom dia maravilhoso!!


 
Bom dia minhas lindas e amadas mulheres de Deus!!!!!!!!!!
Gostaria muito que vcs doassem um minutinho a mais do seu tempo e lessem toda essa mensagem ok!!
Eu hoje estou extremamente feliz e sabem porque?
Pq hj é o dia que nos fez o Senhor,O Rei dos reis, Deus dos deuses, Senhor dos senhores Nos ama e age em nosso favor sempre.....então decidi me alegrar Nele e com Ele!! Faça o mesmo, vc pode!
Hoje eu quero compartilhar algo com vcs do culto de ontem a noite...
Eu de tarde estava cheia de preguiça de ir a igreja, confesso que esse calor de 40º carioca me deixa mole rrssr....mas ai estava tc e decidi, não, eu vou a casa do Senhor, pq lá certamente esse calor será substituído pelo refrigério Divino...e fui...Louvado Seja Deus, pq jamais nos permitira sairmos de sua Santa e Gloriosa presença da mesma maneira que entramos né....
O culto foi tremendo, benção pura do começo ao fim...
A palavra devocional da noite foi em Habacuque 3.17 -19
 
"Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas e nos currais não haja vacas;
Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.
Jeová, o Senhor, é minha força e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas."
Amadas só até ai já bastaria pra nos estapear a face...pelo tanto de vezes que murmuramos diante das situações e adversidades...mas Deus é Deus e fala o tempo todo em que estamos dispostos a ouvi-lo.....ai começou o momento de louvor e meu filhotinho, foi louvar um louvor que eu amoooooo e ai amadas a igreja , foi tomada em uma adoração maravilhosa,...nada de gritos absurdos não....foi uma adoração serena, profunda, calma e maravilhosa....Ai Pai....quão bom é viver em tua presença Deus amado! Aleluia!
 

Deus de Promessas

Toque No Altar

Composição: Davi Sacer, Verônica Sacer e Ronald Fonseca

Sei que os Teus olhos
Sempre atentos permanecem em mim
E os Teus ouvidos
estão sensíveis para ouvir meu clamor
Posso
até chorar...
Mas a alegria vem de manhã
És Deus de perto e não de longe
Nunca mudaste, Tú és fiel

Deus de aliança, Deus de Promessas
Deus que não é homem pra mentir
Tudo pode passar, tudo pode mudar
Mas Tua palavra vai se cumprir

Posso enfrentar o que for
Eu sei Quem luta por mim
Seus planos não podem ser frustrados
Minha esperança está
Nas mãos do grande Eu Sou
Meus olhos vão ver o impossível
Acontecer...
Vai se cumprir... creia........

 
 
Ai fomos para a pregação da Palavra...com os corações já ardendo da glória de Deus naquele lugar...amadas que palavra...em Mateus 14.22 - 33
 
olha fiquei ali imaginando várias coisas a partir deste texto Bíblico,  a possibilidade de algo grandioso acontecer do outro lado se não tivessem parado Jesus, a possibilidade de Pedro não ter afundado.....enfim muitas coisas nos vêm a mente, porém algo que ficou no meu coração foi o seguinte:-
vers. 30 " Mas sentido o vento forte, teve medo; e,começando a ir para o fundo clamou dizendo: Senhor salva-me.
Amadas irmãs...estamos assim como os discípulos de Jesus, seguindo, cumprindo o 'ide"...ide, seja uma serva fiel, ide e dê bom testemunhos, ide e evangelize, ide e creia, ide e fale de mim....e vamos também num mar bravio como eles iam....aqueles homens ja deviam estar cansados de remar horas a fio ali naquela tempestade, como nós muitas vezes nos encontramos....cansados, sem forças...sem ânimo....
Mas prestem atenção...qndo Pedro "sentiu", atentou, parou, olhou para as circunstâncias, ele teve medo e o medo fez com que ele afundasse....qndo nós paramos para olhar a força da prova, o tamanho do problema, nós tememos o mau que nos pode fazer o homem( o inimigo), e ai afundamos....se Pedro tivesse tão somente olhado para Jesus ali sobre as águas de mãos estendidas esperando por ele, ele tbm tinha caminhado totalmente sobre as águas sem submergir.....mas isso é mister de Deus....mas fica para nós a palavra final deste versículo......clamou dizendo: Senhor salva-me.......e Jesus estendeu-lhe a mão e o salvou.....aleluia!!
No momento em que nossas forças acabam, ou em que nós pararmos de tentar usa-la, ou pararmos de tentar dar uma mãozinha pra Deus, neste momento Jesus entra em nossas vidas e age em nosso favor,...nos salva, nos conduz em triunfo...
Não deixemos amadas que o vento forte que sopra sobre nossas vidas nos faça afundar...nos tire a certeza de que quem nos ordenou que andássemos sobre as águas foi o Senhor Deus dos deuses.....pq se não nos esquecermos disso...certamente andaremos sobre todo e qualquer mar bravio...não vamos parar o agir de Deus, pra vir socorrer-nos pq um vento qualquer nos tira a verdade plena e santa que é a de que com Jesus no barco está tudo bem...e se estivermos fora do barco, num mar bravio confiantes que passaremos sobre ele pq Jesus assim o disse, assim será pra glória do Pai.....
Como diz o louvor acima.....Posso enfrentar o que for, eu sei quem luta por mim...seus planos não podem ser frustrados.....
Vamos deixar Deus agir em nossas vidas, confiantes de que Ele luta por nós...não queiramos ouvir de Jesus o que Ele disse a Pedro no vers. 31: .....homem de pouca fé, porque duvidaste?....
Que Deus fale ao coração de todas vcs assim como esta falando ao meu até este exato momento através desta Palavra...em nome de Jesus Cristo!!