domingo, 14 de novembro de 2010

DAVI E A SUA VOCAÇÃO - PARTE 1

 
 

1º Estudo semanal:

"Davi, e a sua vocação"

texto áureo: "1 Samuel 13.14

"Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para sim um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou."

 

 Circunstâncias em que Davi foi chamado:

1º. Em meio a uma crise espiritual.

De certa forma, a vocação ou chamado de Davi por parte de Deus externou-se a partir da rejeição de Saul pelo Senhor(1Sm 13.13,14; 15.26-28). É  preciso lembrar-se que, antes de ter um rei, o povo de Israel possuia uma liderança teocrática, formada por juízes escolhidos por Deus, os quais defendiam suas causas(Jz 2.16-19).

Não obstante, a vontade de Israel manifestada publicamente naqueles dias(1 Sm8.1-22), foi esquivar-se do sistema político da teocracia para se tornar uma monarquia como as nações incrédulas vizinhas(1Sm 8.1-7, 19-22). A vontade do povo não era apenas a de ter um rei, mas de se tornar "como as outras nações"(v20). Não era, portanto, apenas por uma simples mudança de regime que o povo  estava ansiando, ams por uma troca de governante. Aquela má escolha deixou o profeta Samuel  alarmado e triste(1Sm8.6).

É nesse contexto que vemos, na história bíblica, surgir Saul(1Sm 9.1-27), alguém que prenchia os requisitos e as expectativas do povo(1Sm 8.4-6). Muito cedo em seu governo Saul demonstra não ser um homem disposto a buscar a direção de Deus para dirigir Israel(1Sm13). Samuel logo observou ser Saul um rei carnal, fraco, desobediente e sem espiritualidade, e, portanto, desqualificado como líder do povo eleito de Deus(1Sm13.14; 15.26-28).O mairo problema era que um fracasso iminente do rei significava a derrocada de toda a nação. E isso, infelizmente, não tardou acontecer. Saul assemelhava-se a uma árvore, cujas raízes foram cortadas, permanecendo com sua folhagem verde por algum tempo. E é neste contexto que o Senhor buscou"para sim um homem" que lhe agradasse e que se tornaria príncipe sobre o seu povo(1Sm13.14). E Davi era esse homem escolhido(1Sm16.12,13).

Hoje, assim como naquela época, a obra de Deus sofre, em certos lugares, por desobediência de alguns que chegam a "ensinar" somente por obrigação e vontade humana sem, contudo, ter a aprovação de Deus. Entretanto, não é possível alguém permanecer à frente da obra de Deus e ir muito  longe se os seus fundamentos espirituais foram derrubados.

Continua..............

 

 

O comentárista destes estudos é o Pastor José Gonçalves escritor, teólogo, graduado em Filosofia, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice-presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Verdade Prática:

A vocação de Davi atendeu ao propósito divino de preservar o povo escolhido e a linhagem real do Messias.

2 comentários:

  1. Cris, amei o estudo, vou dar um pulinho aqui todos os dias. A história de Davi e a de José para mim sõ especiais.
    Bjs
    Soninha

    ResponderExcluir
  2. Linda Cris, gotei muito do seu blog, amada peça orações em meu favor na sua igreja gde beijo!!!

    ResponderExcluir

Oi amados a Paz do Senhor!!
E ai gostou? deixe aqui seu recado...vou responder assim que puder com carinho ta!!