quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Desperta Débora, E Voluntariamente Serve Ao Senhor



DESPERTA, DÉBORA, E VOLUNTARIAMENTE

                    SERVE AO SENHOR
Valdenira Nunes de Menezes Silva


"Louvai ao Senhor pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente." (Juí 5:2) (Grifo meu)

"E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-O com um coração perfeito e com uma alma voluntária." (1Cr 28:9) (Grifo meu)

"Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário." (Sal 51:12) (Grifo meu)



Introdução

Se fizermos uma emocionante viagem devocional pela Bíblia Sagrada, encontraremos numerosas histórias de mulheres de fé, de mulheres que amaram ao Senhor e de mulheres que, voluntariamente, O serviram.

Débora, mulher de Lapidote, foi uma dessas mulheres que amavam a Deus, obedeciam à Sua Palavra e seguiam as orientações do Senhor em suas vidas.
Quando Deus nos apresenta Débora, Ele se refere a ela como "mulher de Lapidote". Ela, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa o que a tornava "mais valiosa que finas jóias" (Pro 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida.

Irmã, você, assim como Débora, é uma esposa que honra o seu marido? Você é uma esposa fiel, dedicada e ajudadora? Mesmo ele não sendo crente, nem muito bom para você?

Alguém disse certa vez:"Deus não honra os que são infiéis em seu campo de ação."

Você quer ser como Débora,
uma mulher poderosa usada por Deus, a quem foi confiada a responsabilidade de liderança, e totalmente dedicada ao serviço do reino de Deus, ajudando, respeitando, amando o seu marido e sendo submissa a ele?


Esposa Fiel Que Honra A Deus

Então dê o primeiro passo sendo fiel como esposa, pois agindo assim, Deus será honrado.
Se a Bíblia nos diz que Débora era a esposa de Lapidote, isto significa que ela, apesar de ser uma líder, era principalmente uma esposa dedicada e submissa a seu marido.
Deus sempre chama para servi-Lo pessoas que estão ocupadas e que têm condições de fazer o trabalho que ele deseja.
Débora era ocupada mas Deus a chamou para servi-Lo. Ela que já tinha suas obrigações de dona de casa não hesitou em ouvir o chamado do Senhor e servi-Lo de todo o coração.
Ela era uma mulher que sabia como ser liderada por Deus. Ela não só ouvia como fazia o que o Senhor mandava.

Irmã, você pode "honrar ao Senhor com a mesma disposição de Débora, ouvindo a Deus, e também desenvolvendo habilidades semelhantes para ouvi-Lo, à medida que você estuda a Bíblia e se sintoniza com a ação dEle à sua volta."
Para voluntariamente servirmos ao Senhor, temos então que ser não apenas leitoras assíduas da Sua Palavra mas cumpridoras e também mulheres de oração. Temos que desejar de todo o coração servirmos ao Senhor da mesma maneira que Débora serviu: com fé, confiança e valentia sabendo que o Senhor está ao nosso lado encorajando, capacitando e dando força.


Chamada Para Ser Juíza

Débora foi chamada pelo Senhor para ser juíza em Israel.
A Bíblia em Juízes 4:5 nos diz o seguinte:

"... e os filhos de Israel subiam a ela a juízo."

Toda a nação a reconhecia como líder e, enquanto julgava os problemas espirituais e materiais do povo, ela também os instruía nas coisas de Deus. E tudo isto ela fazia porque amava o Senhor e O obedecia e servia de todo o coração.

*E você, irmã, será que voluntariamente está instruindo as pessoas nas coisas do Senhor?
*Será que no dia do evangelismo da sua igreja, você está ali firme, com um grande peso no coração pelas almas perdidas, dando graças a Deus pelo privilégio de poder falar do Seu grande amor por nós, enviando o Seu Filho unigênito para morrer por mim e por você e nos dar vida eterna ao Seu lado?
*Ou estamos fugindo desta responsabilidade, que é nossa, de falarmos do plano de salvação àquelas pessoas que estão caminhando para o inferno?

A sabedoria e a Palavra de Deus necessitam ser proclamadas, e você pode compartilhá-las com as pessoas que dela necessitam. Siga os passos de Débora!

Irmãs, assim como Débora, sejamos um instrumento nas mãos do Senhor e, corajosamente, nos voluntariemos para aquilo que Deus nos confiou.

William Wordsworth disse o seguinte: "A sabedoria geralmente está mais perto quando nos curvamos, e não quando elevamos a cabeça."

Foi exatamente isto que aconteceu com Débora. Ela foi uma juíza que não buscou a posição de juíza. Foi Deus que a colocou nesta posição e ela a aceitou com muita humildade. Ela realmente viveu o provérbio que diz: "Para subir é preciso descer." O caminho para ser grande no reino de Deus é o caminho da humildade.

Então, irmãs, se queremos, voluntariamente, servir ao Senhor, sejamos submissas e cinjamo-nos de humildade, como diz a Bíblia em 1Pe 5:5.

Deus nos dá dom ou dons e Ele quer que nós os usemos única e exclusivamente para a honra e a glória dEle. Ele nos abre a porta e só cabe a nós trabalharmos naquilo que Ele colocou diante de nós. Apocalipse 3:8 nos diz:

"Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar."

Existe nada mais maravilhoso do que o próprio Deus colocar diante de nós uma porta aberta? Só cabe a nós entrarmos por ela e usufruirmos das bênçãos que o nosso Pai tem preparado para nós.

Não almejemos trabalhar para o Senhor somente naquilo que nos põe em destaque, em evidência diante de todos. Trabalhemos naquilo que Ele colocar diante de nós e façamos este trabalho da melhor maneira possível e com alegria. Qualquer trabalho que façamos para o nosso Deus deve ser encarado como um privilégio. Por isso dê o seu melhor, invista seu tempo e sirva com alegria de coração.


A Profetisa Débora

Débora, uma mulher temente ao Senhor, uma mulher segundo o coração de Deus e bela a Seus olhos, além de esposa modelo e de juíza usada por Deus, era também uma profetiza. A profetiza Débora era a mediadora entre Deus e o Seu povo, a porta-voz da Sua Palavra.

E você, irmã, é, assim como Débora, porta-voz da Palavra de Deus? Hoje, Deus continua a falar com seus filhos através da Bíblia e, assim como Débora, levemos a Palavra de Deus àquelas pessoas que necessitam aceitar Jesus como Salvador de suas vidas. Mostremos o amor dEle por nós, morrendo em nosso lugar para nos dar a vida eterna no céu.
Com a maravilhosa intuição de uma pessoa que habita na presença de Deus, falemos de Cristo voluntariamente do modo que agrade a Deus.

Débora era a esposa que honrava o marido, era a juíza usada por Deus para dirigir o Seu povo e era a profetiza que servia de mediadora entre Deus e o Seu povo.

E eu? Será que sirvo, voluntariamente, ao Senhor sendo uma boa esposa, sendo ajudadora do meu marido? Será que sirvo ao Senhor sendo uma boa zeladora da minha igreja? Será que sirvo ao Senhor sendo uma boa professora de Escola Dominical? Ou será que tenho que ser voluntariada quando existe algo que precisa ser feito para o Senhor?
Irmã, que você e eu possamos ser mulheres cujos corações habitam todas as características do fruto do espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Se tenho todas estas características, certamente, sou uma pessoa que ama ao Senhor, que quer ser obediente à Sua Palavra e que quer voluntariamente servi-Lo e agradá-Lo de todo o coração.

"Todas a mulheres que amam a Deus desejam do fundo da alma " possuir as mesmas características de Débora. E você? Pense um pouco, faça um auto-exame e veja se você realmente quer ter um compromisso fervoroso e irrestrito com o Senhor. Veja se você quer servi-Lo voluntariamente de todo o seu coração. Se sua resposta for sim, então siga os seguintes passos que, com certeza, vão fortalecer a sua fé, o seu crescimento espiritual e a sua vontade de servi-Lo voluntariamente:

a) Tenha uma vida baseada na Palavra de Deus.

A Bíblia, em 2 Timóteo 3:16-17, nos diz que "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

Quando estamos em sintonia com o Senhor, fazendo o que é certo diante dEle, certamente, a Sua Palavra vai nos usar e, certamente, o nosso coração vai nos impelir para, voluntariamente, servi-Lo e servi-Lo com alegria que vai contagiar aquelas pessoas ao nosso redor.
Sirvamos de exemplo àquelas mulheres que não estão servindo ao Senhor; exortemos como Débora que embora fosse a primeira entre o seu povo, não se colocou acima de Baraque - aquele que foi incumbido pelo Senhor para lutar contra Sísera, capitão do exército inimigo, mas, covardemente, preferiu que Débora tomasse a frente. Ela prometeu que iria com ele para a batalha.
Você é uma guerreira do Senhor ou uma desertora?

b)Tenha uma vida baseada na oração.

Você quer ser uma voluntária do Senhor?
Você quer fazer grandes coisas para Deus?
Então, ore, peça a Ele que coloque diante de você oportunidades grandes para que assim você possa servi-Lo. A Bíblia diz em Tiago 4:2 que
"Nada tendes, porque nada pedis."

c) Tenha uma vida baseada na obediência.

Se você dedica a sua vida a ser praticante da Palavra, o Senhor irá abençoá-la em tudo que fizer.

* Bênçãos virão em sua vida familiar: você honrará a Deus ajudando, respeitando e amando o seu marido e sendo submissa a ele.
* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você é uma testemunha útil para o Senhor; quando você proclama a Sua Palavra àquelas pessoas que não O conhecem e estão perdidos; quando você encoraja e exorta um irmão num momento de grande necessidade.
* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você serve, voluntariamente, ao Senhor com um espírito de submissão e humildade.
* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você não foge da luta, mas, ao contrário, você encoraja outras a serem guerreiras notáveis do Senhor.
* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você, voluntariamente e com amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, serve ao Senhor do fundo de sua alma e de todo o seu coração.

E que Deus nos abençoe enquanto somos, por mais algum tempo, forasteiros aqui na terra. Amém!
-----------------------------


Fontes de pesquisa:

1- Bíblia da Mulher (Bíblia Trinitariana)
2- Mulheres Que Amaram a Deus (Elizabeth George)
3- Seu Nome é Mulher (Gien Karssen)



 
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

 
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 
 
 Deus nos abençoe, à medida que nos esforçamos para melhor obedecê-Lo.
 
 
 
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:18).
 
 
"Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Sl 42:1)
 
 
 
 Valdenira Nunes de Menezes Silva
 _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 PS1 - Visite, bookmark, estude regularmente, recomende a todas amigas, ponha links para http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/
 (este é o antigo site bereanas, e continua voltado para leitura por mulheres que tenham espírito doce e submisso a Deus).
 
 PS2 - Para comunhão e para receber estudos doutrinários e práticos cada semana, envie email vazio para bereanas-subscribe@yahoogrupos.com.br
(este é um grupo moderado de comunhão, exclusivo de mulheres realmente estudiosas de (e crentes em) a Bíblia,portanto de espírito doce e submisso a Deus, de práticas litúrgicas tradicionais, e de doutrina batista, fundamentalista, separatista e "só-Bíblias do Texto Tradicional", a ACF (e antiga ARC-IBB)).
Quando Yahoo pedir confirmação, clique Reply/Resposta, depois clique Send/Enviar.




__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi amados a Paz do Senhor!!
E ai gostou? deixe aqui seu recado...vou responder assim que puder com carinho ta!!