1º Estudo semanal:
"Davi, e a sua vocação"
texto áureo: "1 Samuel 13.14
"Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para sim um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou."
2. A natureza da vocação de Davi
2a. Um desígnio divino.
No ensino revelado na Palavra de Deus, a vocação divina é um fato declarado e demonstrado entre o povo de Deus. Ele chama a quem quer, quando quer e capacita como quer e para o que quer. Essa verdade é demonstrada na vida do sucessor de Saul. Quando lemos o Salmo 89.20: "Acheia Davi, meu servo; com meu santo óleo o ungi", vemos claramente que Davi foi escolhido por Deus. Ele foi chamado ou "recebeu uma vocação" da parte do Senhor.
Em um contexto maior, é importante entender que o Messias prometido ao povo de Deus seria um descendente da tribo de Judá e, portanto, Davi é parte direta do cumprimento das promessas divinas a Israel(Is 11.1,2;Jr 23.5,6; At 2.29,30; Rm 1.3). O primeiro versículo do Novo Testamento9Mt1.1) enuncia o cumprimento desata profecia messiânica. No ultimo livro da Bíblia, o próprio Senhor Jesus, o Messias prometido declara: "[...]Eu sou a Raíz e a Geração de Davi"(Ap 22.16). Tais textos são uma evidência do cumprimento da Aliança Davídica:"Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre"(2Sm 7.16)
Continua..............
O comentárista destes estudos é o Pastor José Gonçalves escritor, teólogo, graduado em Filosofia, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice-presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).
Verdade Prática:
A vocação de Davi atendeu ao propósito divino de preservar o povo escolhido e a linhagem real do Messias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi amados a Paz do Senhor!!
E ai gostou? deixe aqui seu recado...vou responder assim que puder com carinho ta!!