sábado, 27 de novembro de 2010

2º estudo semanal - DAVI ENFRENTA E VENCE O GIGANTE - PARTE 3

 
 

2º Estudo semanal:

"Davi, enfrenta e vence o gigante"

texto áureo: "1 Samuel 17.45

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tú vens a mim com espadas, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado."

 

 

 O inimigo de Davi

 

a) Amedrontava por seu tamanho. A Bíblia descreve a estatura de Golias com os seguintes detalhes: "Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo". (1Sm 17.4) Golias impressionava por sua grande estatura. Pelo nosso sistema atual de pesos e medidas, isso corresponde a quase 3 metros de altura. Tal informação não é de causar espanto, pois arqueologia tem descoberto, no Antigo Oriente, esqueletos de gigantes que confirmam o relato bíblico. Aliás, o registro bíblico apresenta outras menções de homens gigantes (Gn 6.4; Dt 2.10,20,21; 3.11).

Golias, confiante em sua grande estatura, desafiou e amedrontou o exército de Israel por quarenta dias (1Sm 17.11, 16). Como o gigante, muitos hoje confiam tão somente em sua "estatura" (em vários sentidos), sem cogitarem que sua derrubada está próxima.

O contraste era grande: de um lado um homem guerreiro e campeão, que amedrontrava por sua experiência e seu tamanho; do outro, um jovem do campo, pastor de ovelhas (1Sm 16.11), mas que demonstrou coragem e responsabilidade no cuidado com o rebanho de seu pai (1Sm 17.34-37). A diferença fisica entre os dois era muito grande, tanto que aos olhos do gigante Davi era desprezível: 'E olhando o filisteu e vendo Davi, o desprezou" (1Sm 17.42). O homem de Deus pode ser depreciado, ignorado e humilhado, mas, se ele é temente ao Senhor, santo, fiel, perseverante e humilde de espírito, sabe que o Todo Poderoso lhe dará a vitória final. Apesar de sua zombaria, Golias não sabia que, a despeito de ser novo, aquele moço possuía as qualidades mencionadas em 1 Samuel 16.18: talento musical, coragem, prudência no falar, boa  aparência, o mais importante, tinha comunhão com Deus.

...

 

continua...

 

 

 

 

 

O comentarista destes estudos é o Pastor José Gonçalves escritor, teólogo, graduado em Filosofia, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembléia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice-presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB).

Verdade Prática:

O desafio de Davi a Golias, o gigante filisteu, representa a luta espiritual que o crente trava com o mundo, a carne e o diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi amados a Paz do Senhor!!
E ai gostou? deixe aqui seu recado...vou responder assim que puder com carinho ta!!