2º Estudo semanal:
"Davi, enfrenta e vence o gigante"
texto áureo: "1 Samuel 17.45
"Davi, porém, disse ao filisteu: Tú vens a mim com espadas, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado."
O inimigo de Davi
a) Amedrontav por suas armas e discurso persistente. Golias e seu armamento causavam medo a qualquer um. O texto sagrado, ao falar das armas de Golias, registra: "Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. E trazia grevas de bronze por cima de seus pés e um escudo de bronze entre os seus ombros. E a haste da sua lança era como eixo de tecelão, e o ferro da sua lança, de seiscentos siclos de ferro; e diante dele ia o escudeiro"(1Sm 17.5-7). Imagine Davi desafiando essa fortaleza móvel, com tantas armas, tendo apenas um cajado, uma funda, cinco pedras do ribeiro e uma pequena sacola!
Golias procurava amedrontar o acampamento israeleita com seus persistentes discursos que afrontavam o Deus de Israel. A escritura registra que o gigante desafiava Israel pela mnhã e pela tarde, e isso duroi um longo período(1Sm 17.16,230. É evidente que essa era uma forma de impor medo e manter o exército de Israel sob constante pressão. Essa mesma tática o diabo repetiu ao tentar Cristo por quarenta dias, e, sendo derrotado, afastou-se até o momento oportuno(Lc 4.13). Assim como Davi, nós devemos resisti-lo e vencê-lo po Cristo(Tg 4.7)...
continua...
"O inimigo de Davi era assustador por causa de seu tamanho, armas e discurso, entretanto, foi derrotado por confiar em sua própria força."
Responda:
Tente descrever a sim mesmo, de modo resumido, o contraste entre Davi e Golias. E ai então responda a si mesmo, qual a diferença de vc pra Davi, e qual a diferença do gigante Golias, para este diabinho derrotado que te afronta de manhã, de tarde?
Se Davi venceu o gigante, nós também podemos, porque nós também vamos a eles em o nome do Senhor, em o nome de Jesus!!
O comentarista destes estudos é o Pastor José Gonçalves escritor, teólogo, graduado em Filosofia, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembléia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice-presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB).
Verdade Prática:
O desafio de Davi a Golias, o gigante filisteu, representa a luta espiritual que o crente trava com o mundo, a carne e o diabo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi amados a Paz do Senhor!!
E ai gostou? deixe aqui seu recado...vou responder assim que puder com carinho ta!!