quinta-feira, 18 de novembro de 2010

1º estudo semanal - DAVI E A SUA VOCAÇÃO parte 4

 

 
 

1º Estudo semanal:

"Davi, e a sua vocação"

texto áureo: "1 Samuel 13.14

"Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para sim um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou."

 

 

 

2b. A resposta humana.

Um dos princípios da vocação divina é soberana de Deus(1Cr 28.4,5). Todavia, isso não significa que o Eterno não leve em conta a responsabilidade humana na realização de seus propósitos.(1Cr 28.6,7)

Saul subiu ao trono em resposta à pretensão do povo(1Sm8.4-6), que , após ouvir a "descrição" divina do perfil do rei(1Sm8.9-18), respondeu categoricamente: "Não, mas haverá sobre nós um rei. E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras"(vv19b,20).Assim, de acordo com o discurso do apóstolo Paulo na sinagoga de Antioquia, o Eterno deu Saul em resposta ao injusto clamor do povo e segundo o que eles idealizaram(At 13.21).Em seguida, Paulo declara que Deus "levantou como rei a Davi" (At 13.22). Enquanto Davi foi levantado em decorrência da vontade divina (1Sm 13.13; 15.26-28; 16.1), Saul foi dado por Deus segundo o desejo de Israel de ter alguém com o perfil desse rei (1Sm 9.14-20; 10.17-27)

Isso mostra que a escolha divina de homens para seu serviço leva também em conta a liberdade humana e não a invalida. Saul não estava predestinado ao fracasso (1Sm 13.13), tampouco Davi estava destinado ao sucesso continuamente (1Rs 11.38).Contrastando a vida de ambos, observamos que os dois foram ungidos da parte de Deus por Samuel sob iguais condições de conduzirem o reino de Israel. Mas a forma como cada um procedeu ante a esse chamado foi muito diferente......

 

 

Continua..............

 

 

O comentarista destes estudos é o Pastor José Gonçalves escritor, teólogo, graduado em Filosofia, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembléia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice-presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB).

Verdade Prática:

A vocação de Davi atendeu ao propósito divino de preservar o povo escolhido e a linhagem real do Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi amados a Paz do Senhor!!
E ai gostou? deixe aqui seu recado...vou responder assim que puder com carinho ta!!