sábado, 20 de novembro de 2010

DAVI E A SUA VOCAÇÃO - Conclusões finais


 
 

1º Estudo semanal:

"Davi, e a sua vocação"

texto áureo: "1 Samuel 13.14

"Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para sim um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou."

 

 

 

Conclusões finais:

1º A vocação de Davi abrangia não somente a nação judaica, mas também a humanidade inteira, uma vez que Deus escolheu Israel dentre os demais povos, a fim de que por meio dele realizasse o seu maravilhoso plano de salvação.

 

2º Vimos, pois, que a vocação de Davi fez parte da vontade de Deus, que na sua soberania e presciência escolhe a quem quer para a realização dos seus desígnios. Nada está fora do seu controle e nada acontece sem a  sua permissão. Mesmo em meio as crises e reveses da vida, Ele continua sendo Senhor da história.

 

Aplicação Pessoal do estudo:

"Quando Jessé chamou o seu filho mais velho, Eliabe, Samuel pensou que certamente o jovem alto de postura nobre  fosse o ungido do Senhor. Mas a ele foi recordado que o Senhor não vê como vê o homem. [...] Esta é uma observação importante que devemos recordar, porque somos rápidos para julgar pelas aparências, quando elas podem ser muito esmagadoras. Depois que a mesma coisa já havia acontecido com sete dos filhos de Jessé, Samuel perguntou: Acabaram-se os jovens?(11). Ainda havia o menor, e eis que apascenta as ovelhas, uma tarefa servil designada ao filho menos importante ou aos empregados do dono da  casa. Davi foi chamado, e quando chegou, viu-se que era ruivo, e formos de semblante( em hebraico "bonito aos olhos").

O que Deus observa é visto tanto negativamente como positivamente em 1 Samuel 16. 6-13 [...] O Senhor não procura:  semblantes formosos, estatura física, idade ou maturidade, condição ou posição;

O Senhor olha para o coração, e derrama o seu Espírito sobre aqueles que Ele aceita!"

 

Responda:

a)De que modo a vocação de Davi foi uma benção para toda a humanidade?

Porque Cristo Jesus, o legítimo herdeiro de Davi, abençoaria a humanidade com o seu reinado e domínio em todos os sentidos.

 

 

Final da 1ª semana de estudo

 

 

O comentarista destes estudos é o Pastor José Gonçalves escritor, teólogo, graduado em Filosofia, presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembléia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice-presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB).

Verdade Prática:

A vocação de Davi atendeu ao propósito divino de preservar o povo escolhido e a linhagem real do Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi amados a Paz do Senhor!!
E ai gostou? deixe aqui seu recado...vou responder assim que puder com carinho ta!!